O ceticismo em torno de The Witcher 3 antes do lançamento
The Witcher 3: Wild Hunt é considerado por muitos como um dos melhores jogos de todos os tempos, completando recentemente 10 anos desde seu lançamento. Mas você sabia que, antes de se tornar esse fenômeno, poucos acreditavam em seu potencial?
Michał Nowakowski, co-CEO da CD Projekt, revelou em entrevista recente as dificuldades que enfrentaram para convencer parceiros e varejistas sobre o jogo. "Tivemos que fazer inúmeras reuniões e até usar estratégias de marketing criativas", contou.
As comparações que ajudaram a vender a visão
Na época, a equipe recorreu a analogias com sucessos conhecidos para explicar sua ambição:
"Skyrim encontra Game of Thrones' - essa era a frase que usávamos em todas as apresentações. Funcionava bem porque as pessoas conseguiam visualizar imediatamente o que estávamos tentando criar."
Mas nem todos foram convencidos. Nowakowski lembra especialmente de um encontro revelador:
"Um executivo do Walmart nos disse claramente: 'Gosto de vocês, mas isso não vai acontecer. Vocês não são a Bethesda.'"
A persistência que valeu a pena
A CD Projekt não desistiu diante do ceticismo. Nowakowski descreve os dois anos intensos de negociações:
Viagens constantes pelos EUA para reuniões com grandes varejistas
Encontros com distribuidores e fabricantes
Apresentações incansáveis para convencer parceiros
Hoje, com mais de 50 milhões de cópias vendidas e centenas de prêmios, The Witcher 3 prova que a visão da CD Projekt estava certa. Mas Nowakowski enfatiza que não guarda rancor dos que duvidaram: "Era compreensível - éramos uma desenvolvedora relativamente pequena tentando algo ambicioso."
Fonte: PC Gamer
Os desafios de produção que quase inviabilizaram o projeto
Por trás das dificuldades de convencer o mercado, havia desafios técnicos igualmente assustadores. A equipe da CD Projekt Red enfrentou:
Um motor gráfico completamente novo que precisava ser desenvolvido do zero
Problemas de performance que ameaçavam reduzir drasticamente o tamanho do mundo aberto
Limitações de hardware da geração de consoles da época (PS4 e Xbox One)
"Tivemos momentos em que questionamos se conseguiríamos entregar tudo que prometemos", admitiu Nowakowski. "O mapa original era ainda maior, mas tivemos que fazer cortes dolorosos."
Como o sucesso surpreendente mudou a indústria
A repercussão de The Witcher 3 após o lançamento teve efeitos que vão além dos números impressionantes de vendas:
"De repente, todo mundo queria fazer 'o próximo Witcher 3'. Vimos estúdios tentando replicar nossa fórmula de narrativa profunda combinada com mundo aberto."
O jogo também estabeleceu novos padrões para:
Conteúdo pós-lançamento (com as expansões Hearts of Stone e Blood and Wine)
Localização e dublagem em múltiplos idiomas
Narrativas maduras em jogos AAA
As lições que a CD Projekt levou para projetos futuros
A experiência com The Witcher 3 moldou profundamente a abordagem da empresa. Nowakowski compartilhou alguns insights valiosos:
"Aprendemos que precisávamos melhorar nossos processos internos. Cyberpunk 2077 foi nosso próximo grande teste - e cometemos erros diferentes."
Entre as principais mudanças implementadas:
Maior transparência com a comunidade durante o desenvolvimento
Investimento pesado em testes de qualidade antes do lançamento
Estruturação de equipes mais especializadas para diferentes aspectos do jogo
Curiosamente, Nowakowski revelou que o ceticismo inicial em torno de The Witcher 3 acabou se tornando uma motivação: "Aquela frase do executivo do Walmart ficou na nossa cabeça. Nós imprimimos e colocamos na parede do escritório como lembrete."
Com informações do: Game Vicio