Resident Evil 9 pode chegar no início de 2026
Sim, Resident Evil 9 pode ser lançado no início de 2026. Pelo menos é isso que afirma o conhecido insider Dusk Golem (também chamado de AestheticGamer), em uma postagem na rede social X.
Uma das franquias de maior sucesso da Capcom, Resident Evil é um survival horror amado pelos fãs e conhecido por suas constantes reinvenções. Mas o que realmente sabemos sobre esse novo capítulo?

Dusk Golem tem certa credibilidade no meio - recentemente acertou ao afirmar que Monster Hunter Wilds seria um jogo de mundo aberto, opinião que ele estende para o próximo RE. Segundo ele, Resident Evil 9 será revelado ainda em 2025 e lançado em 2026.
O que os rumores revelam sobre o jogo?
Se os boatos estiverem corretos, estamos diante de outra grande mudança na franquia. Veja o que circula até agora:
Mudança significativa na fórmula, similar ao que aconteceu com Resident Evil VII
Direção de Koshi Nakanishi, o mesmo de RE VII
Possível estrutura de mundo aberto com progressão não linear
Cenário rural no sudeste asiático, com inspirações em Singapura
Retorno de personagens icônicos como Leon S. Kennedy e Jill Valentine

Considerando a trajetória recente da Capcom com seus lançamentos, faz sentido esperar um anúncio em algum dos grandes eventos de games - seja no Summer Game Fest, gamescom ou quem sabe no fechamento do ano no The Game Awards.
E você? O que espera de Resident Evil 9? Uma volta às raízes clássicas ou mais inovações na fórmula?
O que a Capcom pode estar planejando com essa nova direção?
A possível mudança para um mundo aberto em Resident Evil 9 levanta questões interessantes sobre como a Capcom pretende equilibrar a tensão característica da série com essa estrutura mais livre. Afinal, o survival horror tradicional depende de espaços confinados e progressão cuidadosamente planejada para criar atmosfera.
Na minha experiência jogando os títulos recentes, percebo que a franquia já vinha testando elementos de exploração mais ampla - pense nas áreas externas de Resident Evil Village ou na vila de Resident Evil 4 Remake. Será que a Capcom está preparando os fãs para essa transição gradual?
Os desafios técnicos e criativos de um RE em mundo aberto
Desenvolver um jogo de terror em mundo aberto não é tarefa simples. Alguns dos principais desafios que a equipe de Koshi Nakanishi pode estar enfrentando incluem:
Manter a tensão constante em ambientes amplos - como evitar que o jogador se sinta seguro demais?
Projetar um sistema de progressão que não quebre o ritmo do horror
Criar um mundo que incentive a exploração sem perder o foco narrativo
Implementar sistemas dinâmicos de encontros com inimigos que mantenham o suspense
Curiosamente, a Capcom já tem experiência com mundos abertos através da série Monster Hunter. Será que podemos esperar alguma influência desses sistemas no novo Resident Evil?
O elenco de personagens e a continuidade da história
Os rumores sobre o retorno de Leon e Jill deixam os fãs especulando sobre como a Capcom pretende conectar as várias linhas temporais da série. Considerando que:
Resident Evil 7 e 8 focaram em novos protagonistas
Os remakes recentes reavivaram o interesse nos personagens clássicos
A cronologia da série já abrange várias décadas de história
Fica a dúvida: será que Resident Evil 9 tentará unificar essas narrativas dispersas? Ou seguirá o caminho de contar uma história mais autônoma, como fez o excelente Resident Evil 7?
E não podemos esquecer do motor RE Engine, que vem evoluindo constantemente. Se o jogo realmente for lançado em 2026, quais melhorias técnicas podemos esperar? Ray tracing mais avançado? Sistemas de IA para os inimigos? Física de destruição ambiental?
O que me deixa particularmente animado é a possibilidade de ver como a Capcom vai traduzir sua expertise em design de níveis claustrofóbicos para um ambiente de mundo aberto. Será que teremos vilarejos assustadores que lembram os melhores momentos de Resident Evil 4, mas com liberdade total de exploração?
Com informações do: Adrenaline