O longo caminho do remake de Prince of Persia
O aguardado remake de Prince of Persia: The Sands of Time finalmente ganhou uma nova janela de lançamento após anos de desenvolvimento conturbado. Segundo informações divulgadas pela Ubisoft em seu relatório financeiro mais recente, o jogo deve chegar ao mercado até março de 2026.
O projeto, que já passou por mudanças radicais - incluindo a troca de estúdio desenvolvedor após a recepção negativa do anúncio inicial - parece ter encontrado seu rumo. A Ubisoft incluiu o título entre os lançamentos que impulsionarão seu desempenho no ano fiscal 2025-2026.
O que esperar do remake?
Embora detalhes específicos sobre o remake ainda sejam escassos, a Ubisoft deixou claro que está adotando uma abordagem mais cautelosa com seus lançamentos. A empresa citou o adiamento de Assassin's Creed Shadows como um exemplo bem-sucedido dessa estratégia, afirmando que foi uma "boa escolha para garantir um alto nível de qualidade".
Esta filosofia parece estar sendo aplicada ao remake de Prince of Persia. Afinal, quem não se lembra do impacto do jogo original lançado em 2003? Com sua jogabilidade inovadora e narrativa cativante, o título marcou uma geração. Será que o remake conseguirá capturar essa mesma magia?
"Após uma revisão do nosso planejamento, decidimos conceder mais tempo de desenvolvimento a algumas das nossas maiores produções, a fim de criar as melhores condições para o sucesso."
O cenário atual da Ubisoft
Além de Prince of Persia, a Ubisoft mencionou outros títulos importantes em seu pipeline:
Anno 117: Pax Romana
Rainbow Six Mobile
The Division Resurgence
Curiosamente, a ausência de novidades sobre o também aguardado remake de Splinter Cell chamou a atenção dos fãs. Será que o projeto enfrenta problemas semelhantes aos que atrasaram Prince of Persia?
Enquanto isso, a Ubisoft parece confiante em sua estratégia de lançamentos, afirmando que os anos fiscais seguintes contarão com "conteúdo significativo vindo das nossas maiores marcas". Resta saber se essa abordagem mais paciente resultará em produtos de maior qualidade.
Fonte: Ubisoft
Os desafios por trás do desenvolvimento
O caminho até aqui não foi fácil para o remake de Prince of Persia: The Sands of Time. Originalmente anunciado em 2020 com previsão de lançamento para janeiro de 2021, o projeto foi inicialmente desenvolvido pela Ubisoft Pune e Ubisoft Mumbai, estúdios indianos que trabalhavam em seu primeiro grande título AAA.
No entanto, após a recepção morna do primeiro trailer - criticado por seus gráficos considerados "ultrapassados" por muitos fãs - a Ubisoft decidiu reiniciar o desenvolvimento do zero, transferindo o projeto para a Ubisoft Montreal, estúdio responsável pelo jogo original.
Esta decisão radical levantou questões interessantes sobre os desafios de remasterizar um clássico tão amado. Afinal, como equilibrar as expectativas nostálgicas dos fãs com as demandas tecnológicas modernas? E como preservar a essência do jogo original enquanto se introduzem melhorias significativas?
Lições aprendidas com outros remakes
A Ubisoft certamente está observando atentamente o desempenho de outros remakes recentes no mercado. Títulos como Resident Evil 4 Remake (2023) e Dead Space Remake (2023) demonstraram como é possível reinventar clássicos mantendo seu espírito original - e colhendo tanto sucesso crítico quanto comercial.
Resident Evil 4 Remake vendeu mais de 5 milhões de cópias em seus primeiros dois meses
Dead Space Remake superou as expectativas de vendas da Electronic Arts
Demon's Souls Remake se tornou um dos títulos mais vendidos do PlayStation 5
Por outro lado, fracassos como o polêmico remake de Grand Theft Auto: The Trilogy - The Definitive Edition (2021) serviram como alerta sobre os riscos de se priorizar prazos sobre qualidade. Será que a Ubisoft está disposta a aprender com esses exemplos?
O que os fãs podem esperar em termos de mudanças?
Embora a Ubisoft mantenha sigilo sobre os detalhes específicos do remake, algumas pistas podem ser encontradas nas declarações oficiais e em vazamentos:
Fontes próximas ao desenvolvimento sugerem que o jogo manterá a estrutura narrativa original, mas com:
Gráficos completamente refeitos na engine AnvilNext
Sistema de combate redesenhado para padrões modernos
Mecânicas de parkour mais fluidas e intuitivas
Novos quebra-cabeças e áreas exploráveis
Uma das grandes questões é como o jogo lidará com a icônica narração do Príncipe, originalmente interpretada por Yuri Lowenthal. Manterão a mesma abordagem ou optarão por uma nova interpretação? E quanto à trilha sonora - preservarão as composições originais de Stuart Chatwood ou criarão algo totalmente novo?
Curiosamente, rumores sugerem que a Ubisoft pode estar considerando incluir conteúdo adicional que foi cortado da versão original de 2003. Isso poderia ser uma forma inteligente de agradar tanto os fãs veteranos quanto os novos jogadores.
O impacto no futuro da franquia
O sucesso (ou fracasso) deste remake pode determinar o destino da franquia Prince of Persia como um todo. A Ubisoft claramente vê potencial na propriedade intelectual - tanto que já anunciou um novo jogo da série, Prince of Persia: The Lost Crown, com lançamento previsto para 2024.
Mas será que o mercado ainda tem espaço para esta franquia que, apesar de histórica, ficou anos sem novos lançamentos? Com a indústria cada vez mais focada em jogos de serviço e mundos abertos massivos, um jogo linear e narrativo como The Sands of Time ainda pode conquistar seu público?
Alguns analistas sugerem que o timing pode ser perfeito. Após anos dominados por jogos multiplayer e battle royales, há um ressurgimento do interesse por experiências single-player bem polidas. Títulos como God of War: Ragnarök e Elden Ring provaram que há um mercado ávido por narrativas envolventes e jogabilidade refinada.
Com informações do: Game Vicio