Naughty Dog tem projeto secreto em desenvolvimento
Enquanto o mundo aguarda ansiosamente por Intergalactic: The Heretic Prophet, a nova IP de ficção científica da Naughty Dog para PS5, parece que o estúdio tem mais uma surpresa reservada. Neil Druckmann, chefe criativo da desenvolvedora, revelou em entrevista ao podcast Press X to Continue que está atuando como produtor em um segundo jogo não anunciado.
"Há outro jogo na Naughty Dog sendo desenvolvido, e eu tenho mais o papel de produtor, podendo orientar e observar essa outra equipe, dar feedback e ser como o executivo na sala", disse Druckmann.
Rumores anteriores ganham força
A declaração de Druckmann confirma os rumores que circularam em março sobre um segundo projeto em desenvolvimento no estúdio. Especulações sugerem que Shaun Escayg, diretor de Uncharted: The Lost Legacy, pode estar liderando essa equipe paralela.
O que será esse jogo misterioso? Considerando as declarações anteriores de Druckmann, podemos descartar um The Last of Us Part 3 por enquanto. Já a franquia Uncharted está dormente desde 2017, quando The Lost Legacy foi lançado. Será que finalmente teremos um novo capítulo das aventuras do caçador de tesouros?
Vale lembrar que a Naughty Dog recentemente cancelou seu projeto multiplayer de The Last of Us, além de outro jogo single-player não anunciado. Será que esse novo projeto é algo completamente diferente do que o estúdio já fez antes?
Possíveis direções para o novo projeto
Analisando o histórico da Naughty Dog e as pistas deixadas por Druckmann, algumas possibilidades interessantes surgem para esse projeto secreto. O estúdio tem demonstrado interesse em explorar novos gêneros, como evidenciado por Intergalactic, que promete ser um RPG de ação espacial. Será que estão testando águas em outro gênero inédito para eles?
Uma teoria que ganhou força entre fãs é que poderia ser um jogo baseado em propriedade intelectual existente da Sony. A PlayStation Productions tem trabalhado ativamente para adaptar seus jogos para outras mídias - talvez a Naughty Dog esteja envolvida em alguma adaptação inversa? Um jogo baseado em The Last of Us da HBO, por exemplo, poderia fazer sentido comercialmente.
O fator PlayStation 6
Com o ciclo de vida do PS5 entrando em sua segunda metade, é plausível que esse novo projeto seja um título de lançamento ou próximo ao lançamento do PlayStation 6. A Naughty Dog tem histórico de ser uma das primeiras desenvolvedoras a dominar novas hardware - lembre-se de como The Last of Us Part I mostrou o poder do PS4.
"Estamos sempre pensando à frente em termos de tecnologia", comentou Druckmann em entrevista anterior. "Parte do que nos excita é empurrar os limites do que é possível em hardware novo." Essa declaração sugere que, seja qual for esse novo jogo, provavelmente será visualmente impressionante e tecnicamente ambicioso.
Impacto na estrutura do estúdio
A revelação de um segundo jogo em desenvolvimento simultâneo levanta questões sobre como a Naughty Dog está se estruturando internamente. Tradicionalmente, o estúdio focava em um projeto de cada vez, mas parece que estão adotando um modelo mais parecido com o da Santa Monica Studio, que desenvolve God of War enquanto incuba outros projetos.
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O que é particularmente interessante é o papel de Druckmann como produtor, não como diretor criativo. Isso sugere que estão dando espaço para novas vozes criativas dentro do estúdio - uma mudança significativa para uma empresa historicamente liderada por um pequeno grupo de veteranos.
Lições aprendidas com projetos cancelados
O cancelamento do multiplayer de The Last of Us e de outro projeto single-player pode ter influenciado a direção desse novo jogo. Relatórios internos sugerem que a Naughty Dog está reavaliando seu processo de desenvolvimento para evitar os problemas de escopo que afetaram esses projetos.
"Aprendemos muito sobre como escalar nossa ambição de forma sustentável", admitiu um desenvolvedor anônimo em fórum de indústria. "Às vezes, menos é mais, especialmente quando você está tentando inovar." Essa filosofia pode significar que o novo jogo, embora ambicioso, pode ter um escopo mais controlado do que os últimos lançamentos do estúdio.
Com informações do: FlowGames