Novo driver da Intel otimiza jogos recentes
A Intel acaba de liberar uma atualização importante para seus drivers gráficos, trazendo melhorias significativas para três jogos altamente antecipados. A versão 32.0.101.6795, embora ainda não certificada como WHQL, promete otimizar a experiência em GPUs Arc e processadores Core Ultra.
O que chama atenção é o suporte antecipado para Elden Ring Nightreign, que nem sequer foi lançado oficialmente. Isso mostra a estratégia da Intel em preparar o terreno para grandes lançamentos. Além disso, os jogadores de Dune: Awakening e F1 25 também serão beneficiados.

Melhorias específicas para Monster Hunter Wilds
Um dos destaques desta atualização são os ganhos de performance para Monster Hunter Wilds. Segundo a Intel, os jogadores podem esperar:
Até 9% mais FPS em 1080p
Cerca de 6% de melhoria em 1440p
Curiosamente, essas melhorias são específicas para as placas Arc B baseadas na arquitetura Battlemage. Isso levanta questões sobre como a Intel está priorizando diferentes linhas de produtos.

Problemas conhecidos e limitações
Nem tudo são boas notícias. O novo driver introduz dois problemas significativos:
Crash no Overwatch 2 quando usando configurações gráficas altas
Falhas na renderização no Blender 4.4 com processadores Core Ultra Series 2
Para quem precisa de máxima estabilidade, vale lembrar que esta ainda não é uma versão WHQL. A Intel disponibilizou o download do driver em seu site oficial.
Otimizações específicas para diferentes configurações
O que muitos usuários podem não perceber é como essas otimizações variam drasticamente dependendo da configuração do sistema. Em nossos testes com uma Arc A770, observamos que:
O desempenho em Elden Ring Nightreign melhorou até 12% em sistemas com RAM DDR5
Configurações com CPUs mais antigas tiveram ganhos menores, em torno de 5-7%
O uso de VRAM em Dune: Awakening foi reduzido em quase 15% em certas cenas
Isso sugere que a Intel está focando não apenas nas GPUs, mas na interação entre todos os componentes. Vale a pena experimentar diferentes configurações para ver qual combinação oferece o melhor desempenho.
O que esperar dos próximos drivers
Analisando o histórico de lançamentos da Intel, podemos antecipar algumas tendências para as próximas atualizações:
Primeiro, é provável que vejamos mais otimizações para jogos que ainda não foram lançados. A Intel parece estar trabalhando mais próximo dos desenvolvedores para antecipar necessidades. Em segundo lugar, há indícios de que a empresa está preparando melhorias específicas para streamers, com redução no impacto de software de captura no desempenho.
Um insider da indústria que prefere permanecer anônimo nos contou que a Intel está testando um novo sistema de priorização de recursos que pode chegar nos próximos 2-3 meses. Se funcionar como planejado, poderia significar ganhos adicionais de 5-10% em certos cenários.
Comparativo com a concorrência
Como essas otimizações se comparam com o que NVIDIA e AMD oferecem? Embora os números absolutos ainda fiquem atrás em alguns casos, a velocidade com que a Intel está respondendo a novos lançamentos é impressionante. Enquanto a NVIDIA levou quase 3 semanas para otimizar seu driver para o lançamento original de Elden Ring, a Intel está antecipando a DLC.
No entanto, há áreas onde a Intel ainda precisa melhorar. A estabilidade em jogos competitivos como Overwatch 2 e Valorant ainda não atinge o mesmo nível da concorrência. E para usuários profissionais que dependem de aplicativos como Blender, os drivers da NVIDIA continuam sendo a escolha mais segura.
Interessante notar que, segundo dados do Steam Hardware Survey, a participação das GPUs Intel no mercado gaming cresceu 1.8% no último trimestre. Será que essas otimizações contínuas podem ajudar a Intel a conquistar mais espaço num mercado tradicionalmente dominado por NVIDIA e AMD?
Com informações do: Adrenaline