O que esperar da apresentação do The Witcher 4
Anunciado oficialmente no final de 2024, The Witcher 4 promete elevar a franquia a novos patamares de ambição e qualidade técnica. A CD Projekt Red, que aprendeu valiosas lições com o lançamento conturbado de Cyberpunk 2077, parece determinada a fazer deste novo título seu projeto mais impressionante até hoje.
O trailer inicial, embora breve, já deixou claro que estamos diante de um salto gráfico significativo. Pela primeira vez na série, a desenvolvedora está utilizando a poderosa Unreal Engine 5, abandonando o motor REDengine usado nos jogos anteriores.

State of Unreal 2025: palco para as novidades
Nesta segunda-feira (2), a CD Projekt Red confirmou sua participação no State of Unreal 2025, evento anual organizado pela Epic Games. Durante a apresentação, marcada para terça-feira (3) às 10h30 (horário de Brasília), a empresa promete revelar "algumas das tecnologias e recursos inovadores que impulsionarão The Witcher 4 e além".
"Estamos ansiosos para mostrar algumas das tecnologias inovadoras e recursos que alimentarão The Witcher 4, e além."
— The Witcher (@thewitcher) no Twitter
Embora não tenha sido confirmado se veremos cenas de gameplay ou novas cinemáticas, a expectativa é que a apresentação inclua demonstrações técnicas detalhadas sobre como a Unreal Engine 5 está sendo utilizada no desenvolvimento do jogo.
O futuro da CD Projekt Red
Além de The Witcher 4, a desenvolvedora polonesa recentemente confirmou que a sequência de Cyberpunk 2077 entrou oficialmente na fase de pré-produção. Curiosamente, este projeto também utilizará a Unreal Engine 5, marcando uma mudança estratégica nos motores gráficos da empresa.
Para os fãs da série, resta acompanhar a transmissão ao vivo do State of Unreal pelo YouTube e torcer para que as novidades atendam às altas expectativas criadas pelo sucesso de The Witcher 3: Wild Hunt.
Via: Insider Gaming
Possíveis inovações técnicas na Unreal Engine 5
Especialistas em tecnologia de jogos especulam que a CD Projekt Red pode explorar ao máximo os recursos da Unreal Engine 5, especialmente o sistema Lumen de iluminação global dinâmica e Nanite para geometria virtualmente ilimitada. Imagine florestas onde cada folha é renderizada individualmente ou cidades com detalhes arquitetônicos nunca antes vistos em um RPG.
Outro aspecto que pode ser revolucionário é o uso do MetaHuman para criação de personagens. Se aplicado ao jogo, isso significaria NPCs com expressões faciais e animações tão realistas que poderiam redefinir os padrões de imersão em narrativas interativas. Afinal, quem não se lembra do impacto emocional causado pelos personagens de The Witcher 3 mesmo com tecnologia de 2015?
Mudanças na jogabilidade e mundo aberto
Fontes próximas ao desenvolvimento sugerem que a CD Projekt Red está repensando radicalmente a estrutura de mundo aberto. Em vez do modelo tradicional de "selva de marcadores", a equipe estaria trabalhando em sistemas orgânicos de descoberta, onde o jogador encontra conteúdo através de pistas ambientais e mecânicas emergentes.
O combate também deve passar por transformações significativas. Com a aquisição do estúdio The Molasses Flood, especializado em jogos cooperativos, há rumores de que The Witcher 4 pode introduzir elementos multiplayer - embora a desenvolvedora insista que a experiência single-player permanece como prioridade absoluta.
"Estamos comprometidos em entregar uma experiência narrativa profunda e imersiva que os fãs esperam de nós. Qualquer inovação técnica ou de design serve a esse propósito primeiro."
— Adam Badowski, diretor de estúdio da CD Projekt Red
O enigma do novo protagonista
Desde o anúncio do jogo com a imagem de um medalhão de linho sob a neve, a comunidade especula freneticamente sobre quem será o novo protagonista. A teoria mais popular sugere uma abordagem similar a Cyberpunk 2077, onde os jogadores poderão criar seu próprio bruxo ou bruxa, mas mantendo a riqueza narrativa característica da série.
Outra possibilidade intrigante é o jogo se passar durante a Conjunção das Esferas, evento mítico que trouxe monstros e magia para o mundo dos humanos. Isso permitiria explorar um período praticamente inédito na lore estabelecida pelos livros e jogos anteriores.
Via: GamesRadar | PC Gamer
Com informações do: FlowGames