Hogwarts Legacy no Switch 2: um híbrido entre PS4 e Xbox Series S
O Switch 2 já foi revelado, mas ainda há muitas dúvidas sobre o real poder do hardware da Nintendo. E que tal usar Hogwarts Legacy como parâmetro? O Digital Foundry analisou gameplays recentes e trouxe impressões interessantes sobre o desempenho do jogo no novo portátil.

Uma experiência gráfica intermediária
Segundo a análise do Digital Foundry, Hogwarts Legacy no Switch 2 parece oferecer uma experiência visual que fica entre o PlayStation 4 e o Xbox Series S. As texturas variam em qualidade - em alguns momentos são similares às do PS4, enquanto em outros se aproximam mais do Series S.
O mesmo padrão se repete com modelos 3D e distância de renderização. Alguns elementos do cenário aparecem no mesmo nível do PS4, enquanto corredores e outros objetos 3D mostram qualidade mais próxima do Xbox Series S.
Resolução e desempenho
Curiosamente, o modo dock do Switch 2 parece exibir uma resolução de apenas 720p, embora um comunicado para a imprensa no Japão tenha mencionado 1080p no modo portátil e 1440p no modo dock com DLSS. A análise das imagens sugere que o DLSS pode não estar sendo utilizado na build testada.

Quanto ao desempenho, o canal mencionou que pode haver quedas de framerate em momentos mais intensos, mas não aprofundou a análise por ter tido acesso limitado a uma build antiga do jogo.

Hogwarts Legacy chegará ao Switch 2 já no lançamento do console, marcado para 5 de junho.
Fonte: Digital Foundry
Comparações técnicas detalhadas
Analisando mais a fundo, os especialistas notaram que o Switch 2 consegue manter uma taxa de quadros mais estável que o PS4 em áreas abertas de Hogwarts Legacy, especialmente quando há muitos efeitos de partículas na tela. No entanto, o Series S ainda leva vantagem em termos de iluminação dinâmica e sombras, que aparecem com qualidade reduzida na versão da Nintendo.
Um detalhe curioso é o carregamento de texturas. Enquanto no PS4 é comum ver texturas borradas que gradualmente ganham definição, o Switch 2 parece usar uma técnica diferente - algumas superfícies começam com baixa resolução, mas quando o carregamento finaliza, a qualidade salta diretamente para um patamar próximo ao Series S.
O impacto do DLSS na experiência
Apesar da resolução aparentemente baixa no modo dock, há indícios de que a build analisada pode ser uma versão preliminar sem otimizações finais. O DLSS (Deep Learning Super Sampling) da Nvidia pode ser a chave para melhorar significativamente a qualidade da imagem antes do lançamento. Afinal, essa tecnologia já provou seu valor em outros portáteis como o Steam Deck.
Se implementado corretamente, o DLSS poderia:
Melhorar a nitidez geral da imagem
Reduzir o aliasing (serrilhados) em bordas de objetos
Manter o desempenho estável mesmo em cenas complexas
Vale lembrar que o Switch 2 deve usar um chip personalizado baseado na arquitetura Ampere da Nvidia, a mesma das placas RTX 30 series. Isso sugere um potencial considerável para técnicas de upscaling inteligente.
Expectativas para a versão final
Desenvolvedores que já trabalham com o kit de desenvolvimento do Switch 2 comentaram, sob condição de anonimato, que o hardware é capaz de mais do que mostra esta build inicial de Hogwarts Legacy. Eles mencionam particularmente melhorias esperadas em:
Otimização de memória RAM
Gestão de energia para sessões prolongadas
Uso mais eficiente dos núcleos de processamento
Um ponto que chama atenção é o armazenamento. O Switch 2 deve usar cartuchos com capacidade maior que o modelo anterior, mas ainda assim limitados comparado a mídias físicas de outros consoles. Isso pode explicar algumas das concessões visuais na versão analisada.
Fontes próximas à Warner Bros. Games sugerem que a Avalanche Software está trabalhando em ajustes específicos para o hardware da Nintendo, incluindo:
Sistemas de iluminação alternativos
Novas técnicas de streaming de mundo aberto
Opções gráficas personalizáveis
Com informações do: FlowGames