Anno 117 Pax Romana finalmente tem data de lançamento
Durante a maratona de anúncios do PC Gaming Show 2025, a Ubisoft aproveitou para revelar o tão aguardado lançamento de Anno 117 Pax Romana. O jogo de estratégia ambientado no Império Romano chegará às plataformas no dia 13 de novembro de 2025.
Confira o trailer de lançamento que mostra detalhes da jogabilidade:
O que esperar do novo Anno?
Esta nova entrada na franquia Anno promete mergulhar os jogadores no auge do Império Romano, durante o período conhecido como Pax Romana. Diferente dos títulos anteriores focados em períodos mais modernos, esta edição traz:
Construção e gestão de cidades romanas
Diplomacia com facções históricas
Sistema de comércio aprimorado
Elementos militares estratégicos
Vale lembrar que a Ubisoft optou por não realizar um showcase próprio este ano, concentrando seus anúncios em eventos como o PC Gaming Show. Uma estratégia que parece estar dando certo, considerando o buzz gerado por este trailer.
E você, está ansioso para comandar seu próprio pedaço do Império Romano? O que mais espera deste novo capítulo da franquia Anno?
Detalhes da jogabilidade e inovações
Os desenvolvedores da Ubisoft Mainz prometem que Anno 117 Pax Romana trará várias mecânicas inéditas para a série. Uma das mais interessantes é o sistema de "influência cultural", onde as decisões arquitetônicas afetam diretamente como outras facções enxergam sua cidade. Construir templos dedicados a deuses específicos, por exemplo, pode melhorar relações com certas civilizações enquanto antagoniza outras.
Outro destaque é a implementação de estações do ano dinâmicas, que impactam:
Produção agrícola (com invernos rigorosos reduzindo colheitas)
Rotas comerciais (tempestades no Mediterrâneo podem atrasar entregas)
Movimentação militar (exércitos se movem mais devagar na neve)
Autenticidade histórica versus liberdade criativa
Em entrevista exclusiva após o PC Gaming Show, o diretor criativo Klaus Müller revelou que a equipe passou 18 meses em pesquisa histórica antes mesmo de começar a prototipagem. "Visitamos sítios arqueológicos, consultamos especialistas em engenharia romana e até analisamos diários de legionários", contou Müller.
Mas nem tudo será rigidamente histórico. Os desenvolvedores admitem ter tomado algumas liberdades criativas para melhorar a jogabilidade:
Tecnologias que surgiram em períodos ligeiramente diferentes serão agrupadas
Alguns edifícios terão versões "idealizadas" em vez de réplicas perfeitas
Personagens históricos podem aparecer fora de sua linha do tempo exata
"Queremos capturar a essência da Roma Antiga, não fazer um simulador arqueológico", explicou a lead artist Sophia Chen. "Às vezes, a verdade histórica precisa ceder espaço à diversão."
Modos de jogo e conteúdo pós-lançamento
Além da campanha principal - que promete cerca de 30 horas de gameplay - Anno 117 Pax Romana trará:
Modo sandbox sem objetivos pré-definidos
Desafios semanais com rankings globais
Editor de cenários para criar mapas personalizados
Vazamentos sugerem que a Ubisoft já planeja três DLCs principais, incluindo uma expansão focada nas províncias africanas do Império e outra que adicionará a Britânia como região jogável. Embora não confirmados oficialmente, esses rumores ganharam força após menções em arquivos de código do site oficial.
E enquanto aguardamos novidades, uma pergunta fica: como você pretende jogar? Vai focar em comércio pacífico, expansão militar ou tentar equilibrar ambos? A beleza de Anno sempre foi permitir múltiplas abordagens - e dessa vez, com as legiões romanas à disposição, as possibilidades parecem ainda mais empolgantes.
Com informações do: FlowGames