Anno 117 Pax Romana finalmente tem data de lançamento

Durante a maratona de anúncios do PC Gaming Show 2025, a Ubisoft aproveitou para revelar o tão aguardado lançamento de Anno 117 Pax Romana. O jogo de estratégia ambientado no Império Romano chegará às plataformas no dia 13 de novembro de 2025.

Confira o trailer de lançamento que mostra detalhes da jogabilidade:

O que esperar do novo Anno?

Esta nova entrada na franquia Anno promete mergulhar os jogadores no auge do Império Romano, durante o período conhecido como Pax Romana. Diferente dos títulos anteriores focados em períodos mais modernos, esta edição traz:

  • Construção e gestão de cidades romanas

  • Diplomacia com facções históricas

  • Sistema de comércio aprimorado

  • Elementos militares estratégicos

Vale lembrar que a Ubisoft optou por não realizar um showcase próprio este ano, concentrando seus anúncios em eventos como o PC Gaming Show. Uma estratégia que parece estar dando certo, considerando o buzz gerado por este trailer.

E você, está ansioso para comandar seu próprio pedaço do Império Romano? O que mais espera deste novo capítulo da franquia Anno?

Detalhes da jogabilidade e inovações

Os desenvolvedores da Ubisoft Mainz prometem que Anno 117 Pax Romana trará várias mecânicas inéditas para a série. Uma das mais interessantes é o sistema de "influência cultural", onde as decisões arquitetônicas afetam diretamente como outras facções enxergam sua cidade. Construir templos dedicados a deuses específicos, por exemplo, pode melhorar relações com certas civilizações enquanto antagoniza outras.

Outro destaque é a implementação de estações do ano dinâmicas, que impactam:

  • Produção agrícola (com invernos rigorosos reduzindo colheitas)

  • Rotas comerciais (tempestades no Mediterrâneo podem atrasar entregas)

  • Movimentação militar (exércitos se movem mais devagar na neve)

Autenticidade histórica versus liberdade criativa

Em entrevista exclusiva após o PC Gaming Show, o diretor criativo Klaus Müller revelou que a equipe passou 18 meses em pesquisa histórica antes mesmo de começar a prototipagem. "Visitamos sítios arqueológicos, consultamos especialistas em engenharia romana e até analisamos diários de legionários", contou Müller.

Mas nem tudo será rigidamente histórico. Os desenvolvedores admitem ter tomado algumas liberdades criativas para melhorar a jogabilidade:

  • Tecnologias que surgiram em períodos ligeiramente diferentes serão agrupadas

  • Alguns edifícios terão versões "idealizadas" em vez de réplicas perfeitas

  • Personagens históricos podem aparecer fora de sua linha do tempo exata

"Queremos capturar a essência da Roma Antiga, não fazer um simulador arqueológico", explicou a lead artist Sophia Chen. "Às vezes, a verdade histórica precisa ceder espaço à diversão."

Modos de jogo e conteúdo pós-lançamento

Além da campanha principal - que promete cerca de 30 horas de gameplay - Anno 117 Pax Romana trará:

  • Modo sandbox sem objetivos pré-definidos

  • Desafios semanais com rankings globais

  • Editor de cenários para criar mapas personalizados

Vazamentos sugerem que a Ubisoft já planeja três DLCs principais, incluindo uma expansão focada nas províncias africanas do Império e outra que adicionará a Britânia como região jogável. Embora não confirmados oficialmente, esses rumores ganharam força após menções em arquivos de código do site oficial.

E enquanto aguardamos novidades, uma pergunta fica: como você pretende jogar? Vai focar em comércio pacífico, expansão militar ou tentar equilibrar ambos? A beleza de Anno sempre foi permitir múltiplas abordagens - e dessa vez, com as legiões romanas à disposição, as possibilidades parecem ainda mais empolgantes.

Com informações do: FlowGames